Quem somos

Espaço Saúde 360º Algarve – Iniciativa de promoção da literacia em Saúde em idosos

O que é o Projeto Espaço Saúde 360º Algarve?

– O Espaço Saúde 360º Algarve é uma iniciativa apoiada pelo Programa de Promoção da Operacional Regional do Algarve (CRESCAlgarve) e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia.

– Consiste num Projeto de Promoção da Literacia em Saúde na População Envelhecida, que tem como eixos a coesão Social e Territorial.

Literacia em Saúde

O que é a Literacia em Saúde?

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a literacia em Saúde como o conjunto de “competências cognitivas, sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação, de forma a promover e a manter uma boa saúde”.

– A importância da literacia em Saúde na sociedade tem sido destacada num conjunto de estudos que sugerem que, ao permitir uma maior navegabilidade e uma melhor capacidade de decisão, pode desemprenhar um importante papel na melhoria da condição de saúde de cada cidadão o que poderá ser um elemento preditor de desigualdades em saúde.

Porque é que a iliteracia em Saúde é um Problema Social?

A iliteracia em saúde é um problema social de relevo. São vários os estudos que demonstram que um nível inadequado de literacia em saúde tem implicações significativas nos resultados em saúde:

– Tem impacto na utilização dos recursos e serviços de saúde, conduzindo a uma maior sobrecarga do sistema.

– Está relacionada com o aumento da prevalência e da gravidade de algumas doenças crónicas e maior número de hospitalizações.

– Favorece as desigualdades em Saúde e tem impacto na qualidade de vida dos cidadãos de forma transversal.

Objetivos do Projeto Espaço Saúde 360º Algarve

Objetivos gerais:

O Projeto Espaço Saúde 360º Algarve visa promover a Literacia em Saúde nos idosos algarvios, favorecendo os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida mais saudável através de uma abordagem integrada, centrada no cidadão e assente em parceiras e colaborações locais, com avaliação do impacto na qualidade de vida e bem-estar de cada participante.

Os objetivos específicos são:

– Capacitar o cidadão, autonomizando-o a navegar no sistema de saúde;

– Favorecer a autonomia para a gestão da sua saúde e da sua doença crónica de forma responsável;

– Desenvolver comportamentos promotores de saúde e preventivos da doença e autocuidado (alimentação/ atividade física/ bem-estar psicológico);

– Promover o empowerment, a inclusão e a justiça social.

Eixos de Intervenção

– Promoção da Saúde e Prevenção da Doença;

– Navegação no Sistema de Saúde (direitos e deveres dos utentes);

– Gestão da Doença Crónica.

Folheto Institucional

Espaço Saúde 360º Algarve

Acompanhe os nossos eventos e atividades. Juntos vamos fazer diferença. Entre connosco neste desafio!