Atividade Desenvolvida

Desenvolvemos actividades ligadas à capacitação e empowerment das nossas associadas e com a literacia em saúde da sociedade civil em geral e dos intervenientes da área da saúde em particular.

Reconhecendo que um sistema é tanto melhor quanto for a sua capacidade de integrar as reflexões e experiências da população que serve, procuramos tirar partido da rede alargada de associados e desenvolvemos actividades onde representamos junto dos decisores políticos de relevo as preocupações e objetivos colectivos.

O plano de actividades é orientado para o cumprimento das prioridades estratégicas que as associadas da Plataforma Saúde em Diálogo definiram na Declaração de Lisboa.

Sessões de formação e informação para profissionais de saúde e utentes:

Promovemos ações de formação e informação para vários profissionais de saúde e para os consumidores em geral, divulgando, desta forma, as patologias que estão representadas na Plataforma, mas também as temáticas associadas à promoção da saúde. Com estas iniciativas procuramos fornecer aos profissionais os conhecimentos necessários a um correto acompanhamento do doente/utente no sentido de promover uma sociedade cada vez mais saudável.

Já organizámos mais de 40 ações, desde Mirandela a Faro, com o intuito de levar informação e esclarecimentos quer a profissionais quer à população em geral.

Conferências e Congressos:

Com o intuito de discutir conjuntamente com a sociedade civil temáticas que preocupam as associações que integram a Plataforma, temos organizado conferências e congressos.

Por norma, são associados a estes momentos, eventos solidários, como jantares de beneficência, leilões e venda de artigos vários, que visam angariar fundos para os projectos das associações da Plataforma.

Acompanhamento de políticas públicas da área da saúde:

Com o objetivo de criar parcerias com o poder regional e chegar mais próximo dos doentes/utentes das várias regiões, a Plataforma tem promovido várias reuniões disseminadas pelo território nacional  com o objetivo de dar a conhecer a Plataforma às autoridades locais e assim conseguir obter o seu apoio, quer ao nível da cedência de espaços para as delegações regionais das associações, quer ao nível do desenvolvimento de outras parcerias.

Principais documentos produzidos pela, e com o suporte da, Plataforma Saúde em Diálogo para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal:

Temáticas abordadas: Lúpus; Insuficiência Renal Crónica; Alzheimer; Ostomias; Parkinson; Doenças Reumáticas; Hemofilia; Asma; Esclerose Múltipla; Hemoglobinopatias; Consumidores e Saúde; Segurança Infantil; Fibromialgia; Lisosoma; Sida.