Alte acolhe sessão sobre: «Segurança nos medicamentos: tod@s podemos contribuir!»

A segurança nos medicamentos é um pilar importante da saúde pública, sendo, por isso necessário sensibilizar a população para a importância do uso seguro dos medicamentos, assim como o papel do cidadão na sua promoção.

O projeto Saúde Mental 360º Algarve tem organizado, desde o seu início em setembro de 2023, várias sessões Saúde em Dia, cujo objetivo é esclarecer a população algarvia sobre temas relacionados com a saúde, comunicando de forma simples e desmistificando alguns conceitos. Neste âmbito, realizaram em Faro (abril) e Alte (junho) duas sessões subordinadas ao mote «Segurança dos medicamentos: tod@s podemos contribuir!».

Margarida Espírito Santo, farmacêutica, professora na Universidade do Algarve e Presidente do Conselho Científico da Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Baixo Alentejo, foi a oradora convidada em ambas as sessões e, na sessão em Alte, foi acompanhada por António Figueiredo, farmacêutico e diretor técnico da Farmácia Horta Figueiredo, farmácia local.

Estas sessões visam sensibilizar os participantes para o uso seguro e responsável de medicamentos, assim como da importância da notificação de suspeitas de reações adversas.

O projeto e as suas atividades contam com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo e dos Municípios de Faro, Loulé e Olhão. As sessões são abertas ao público em geral.

A próxima sessão realizar-se-á em setembro, numa data a anunciar oportunamente.