Sessões de apresentação do projeto ’Saúde Mental 360º Algarve’ decorreram nos três concelhos algarvios

Sessões de apresentação do projeto ’Saúde Mental 360º Algarve’ decorreram nos três concelhos algarvios

A primeira apresentação do projeto ’Saúde Mental 360º Algarve’ decorreu no concelho de Faro e foi realizada no dia 29 de setembro. Já em outubro, foi a vez de Alte e de Quarteira (freguesias do concelho de Loulé) acolherem estas sessões de apresentação, sendo que a 4 de dezembro, a sessão decorreu na própria cidade de Loulé.

Já Olhão receberá a sessão de apresentação do projeto no dia 13 de dezembro. Esta sessão decorre após formalização do protocolo entre o executivo camarário e a Plataforma Saúde em Diálogo.

Em cada sessão realizada, Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto, aborda a importância do tema da saúde mental na comunidade idosa, falando da importância do autocuidado, as consequências a curto, médio e longo prazo, da pandemia e da crise económica na saúde mental das comunidades, os fatores protetores da saúde mental e do bem-estar dos cidadãos, assim como, os mecanismos de apoio existentes, para dar resposta às necessidades.

O sucesso das sessões e o interesse demonstrado pelos utentes, são reveladores da importância de um projeto no âmbito da saúde mental para esta comunidade, perante as insuficientes respostas a nível local, mas também a nível nacional.