Saúde em Diálogo recebida pela Direção Executiva do SNS

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde recebeu, no passado dia 16 de fevereiro de 2024, a Direção da Plataforma Saúde em Diálogo, na sua sede no Porto.

Foi uma reunião muito intensa e produtiva, tendo ficado visível a dedicação e a vontade da atual Direção Executiva em mudar o atual paradigma e tornar o SNS numa causa comum a todos, sustentada num modelo mais colaborativo, participativo, envolvendo todos os parceiros do sistema, e quebrando alguns muros que limitam a evolução para um SNS mais humanizado e verdadeiramente centrado nas pessoas e nas suas necessidades.

Entre outros assuntos, foram abordados o acesso a produtos e a cuidados de saúde em proximidade – como o acesso de proximidade à medicação hospitalar, à nutrição entérica, ou o acesso facilitado ao serviço de vacinação ou aos rastreios oncológicos.

A importância de uma comunicação eficaz em saúde junto da população, o registo de saúde eletrónico único, o acesso dos doentes à investigação clínica e o financiamento das associações de pessoas que vivem com doenças e utentes de saúde foram outros dos temas discutidos na reunião.

Durante a audiência, o Prof. Fernando Araújo lançou ainda uma série de desafios à Plataforma Saúde em Diálogo, para que esta passe a integrar, enquanto representante das associações de pessoas que vivem com doença e utentes de saúde, algumas das Comissões que estão a ser criadas no âmbito do SNS e onde estão também representadas outras instituições de saúde. Este desafio vai ao encontro do desígnio desta Direção Executiva em tornar o SNS mais participativo, mais justo e mais centrado nas reais necessidades das pessoas.

Foi mais um passo na consolidação da Plataforma Saúde em Diálogo e do seu trabalho como voz ativa na defesa dos direitos dos cidadãos no sistema de saúde.