Foram seis as novas associações admitidas como associadas da Plataforma Saúde em Diálogo na Assembleia Geral desta instituição, realizada no passado dia 27 de novembro.
Com a entrada destas seis associações, a Plataforma Saúde em Diálogo conta oficialmente com 78 associações na sua rede associativa, desde associações de pessoas que vivem com doença, promotores de saúde, profissionais de saúde e consumidores.
Conheça as novas associadas:
Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias: fundada em 1989, é uma IPSS que tem por objetivo dinamizar a Sociedade Civil na promoção da Saúde Respiratória dos portugueses, nas áreas da prevenção, diagnóstico precoce e aconselhamento dos doentes, em todas as doenças dos brônquios, pulmões e pleura.
Associação Portuguesa de Celíacos: fundada em 1992 por médicos, enfermeiros e pais de crianças celíacas, procura defender os interesses e direitos dos seus associados, estando dedicada à prestação de serviços e apoio à doença celíaca através de programas de informação, consciencialização, educação e apoio. O seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam de uma dieta permanente sem glúten e incentivar e apoiar a investigação no sentido de uma cura ou formas éticas de tratamento.
Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias: constituída em 1992 por um grupo de doentes com Talassémia e Drepanocitose, seus pais e familiares. Propõe-se a solucionar os problemas que doentes com hemoglobinopatias sofrem a nível médico, social e familiar, escolar e laboral, de modo a melhorar a sua qualidade de vida.
Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT): iniciou o seu percurso como uma organização comunitária de ativismo, advocacia, alfabetização e política de tratamento. Em 2003, tornou-se numa associação comunitária estatutária de pessoas que vivem com VIH e hepatite viral. Pretende melhorar o acesso à prevenção, deteção precoce e tratamento no sistema de saúde para combater o VIH/hepatites virais/IST, aumentando a participação de grupos prioritários na tomada de decisões.
Inluto — Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto: associação criada em 2021 por um grupo de profissionais de saúde com formação avançada e experiência clínica na área do luto. Pretende promover o desenvolvimento da área do luto nas dimensões clínica, investigação e formação, contribuindo para a literacia e prevenção das complicações do luto através de ações de sensibilização e promovendo o acesso a apoio psicológico a pessoas em luto, às suas famílias, aos prestadores de cuidados de saúde e de educação e demais profissionais que lidam diretamente com o luto.
Associação Nuvem Vitória: fundada em 2016 e reconhecida como IPSS e Entidade de Utilidade Pública desde 2019. Conta histórias de embalar a crianças que estão internadas em hospitais ou em outras instituições que, por motivos de saúde, as retirem, temporariamente, dos seus ambientes familiares. Pretende estimular o envolvimento dos pais, familiares e cuidadores, na área da leitura e da narração oral e desenvolve e promove materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora junto de crianças hospitalizadas.