Plataforma Saúde em Diálogo recebe seis novas associadas

Foram seis as novas associações admitidas como associadas da Plataforma Saúde em Diálogo na Assembleia Geral desta instituição, realizada no passado dia 27 de novembro.

Com a entrada destas seis associações, a Plataforma Saúde em Diálogo conta oficialmente com 78 associações na sua rede associativa, desde associações de pessoas que vivem com doença, promotores de saúde, profissionais de saúde e consumidores.

Conheça as novas associadas:

Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias: fundada em 1989, é uma IPSS que tem por objetivo dinamizar a Sociedade Civil na promoção da Saúde Respiratória dos portugueses, nas áreas da prevenção, diagnóstico precoce e aconselhamento dos doentes, em todas as doenças dos brônquios, pulmões e pleura.

Associação Portuguesa de Celíacos: fundada em 1992 por médicos, enfermeiros e pais de crianças celíacas, procura defender os interesses e direitos dos seus associados, estando dedicada à prestação de serviços e apoio à doença celíaca através de programas de informação, consciencialização, educação e apoio. O seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas que necessitam de uma dieta permanente sem glúten e incentivar e apoiar a investigação no sentido de uma cura ou formas éticas de tratamento.

Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias: constituída em 1992 por um grupo de doentes com Talassémia e Drepanocitose, seus pais e familiares. Propõe-se a solucionar os problemas que doentes com hemoglobinopatias sofrem a nível médico, social e familiar, escolar e laboral, de modo a melhorar a sua qualidade de vida.

Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT): iniciou o seu percurso como uma organização comunitária de ativismo, advocacia, alfabetização e política de tratamento. Em 2003, tornou-se numa associação comunitária estatutária de pessoas que vivem com VIH e hepatite viral. Pretende melhorar o acesso à prevenção, deteção precoce e tratamento no sistema de saúde para combater o VIH/hepatites virais/IST, aumentando a participação de grupos prioritários na tomada de decisões.

Inluto — Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto: associação criada em 2021 por um grupo de profissionais de saúde com formação avançada e experiência clínica na área do luto. Pretende promover o desenvolvimento da área do luto nas dimensões clínica, investigação e formação, contribuindo para a literacia e prevenção das complicações do luto através de ações de sensibilização e promovendo o acesso a apoio psicológico a pessoas em luto, às suas famílias, aos prestadores de cuidados de saúde e de educação e demais profissionais que lidam diretamente com o luto.

Associação Nuvem Vitória: fundada em 2016 e reconhecida como IPSS e Entidade de Utilidade Pública desde 2019. Conta histórias de embalar a crianças que estão internadas em hospitais ou em outras instituições que, por motivos de saúde, as retirem, temporariamente, dos seus ambientes familiares. Pretende estimular o envolvimento dos pais, familiares e cuidadores, na área da leitura e da narração oral e desenvolve e promove materiais, ferramentas e competências que propiciem um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora junto de crianças hospitalizadas.