Plataforma Saúde em Diálogo está no Porto
Abriu o Espaço Saúde em Diálogo Norte! Foi um desafio lançado pela Delegação Norte da Associação Nacional das Farmácias que a Plataforma aceitou com entusiasmo.
A abertura do Espaço e a realização da Conferência “Como controlar a Asma?”, levaram alguns membros da Direcção da Plataforma Saúde em Diálogo ao Porto.
Nesta deslocação ao norte do País e no sentido de estreitar laços e de procurar e/ou potenciar eventuais sinergias e parcerias com algumas entidades sediadas na Cidade nos dias 21 e 22 de Janeiro, a Plataforma esteve reunida com a Entidade Reguladora de Saúde na presença do Dr. Jorge Simões, na Câmara Municipal do Porto com o Vereador da Acção Social, Dr. Manuel Pizarro, na Cáritas Diocesana do Porto com a Dra. Daniela Guimarães e ainda na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos com a Dra. Maria de Lurdes Gandra.
Foi sempre evidenciado o percurso histórico e os motivos que levaram à criação da Plataforma Saúde em Diálogo, a importante definição de doença crónica, o estatuto de doente crónico e ainda o estatuto de cuidador. Igualmente, e de forma transversal, abordámos os problemas com que nos deparamos com na literacia e prevenção para a saúde por parte dos doentes, ou ainda a intenção e vontade de promover a educação para a saúde e estilos de vida saudável nos mais jovens, visto que são os maiores transmissores da “mensagem” para casa, junto das suas famílias.
De referir também que, ao longo das quatro audiências, foi feito sempre o paralelismo que pretendemos alcançar entre o que já foi feito no Espaço Saúde em Diálogo do Algarve e o que pretendemos fazer com o recém-aberto Espaço Saúde em Diálogo Norte. Espaço esse, aberto agora no Porto na sede da Delegação Norte da ANF, que pretende estar próximo de toda a região norte do país e não apenas da cidade do Porto.
Na audiência com a Entidade Reguladora de Saúde (ERS), de reter a total disponibilidade por parte do Dr. Jorge Simões em utilizar a Plataforma, visto que está no terreno e em contacto permanente com os doentes, como uma ferramenta para evitar a discriminação no sector tendo em conta que a ERS assegura a responsabilidade estatutária de ser um dos principais prestadores de contas ao utente.
De reter a vontade mútua que ficou assente, em plena Câmara Municipal do Porto, juntamente com o Vereador com o pelouro da Acção Social, Dr. Manuel Pizarro, de ser estabelecido de imediato uma parceria entre a Autarquia e a Plataforma à imagem do que já sucede em Faro. Ficou apalavrada a vontade mútua de realizar, tão breve quanto possível, uma Conferência com um tema a designar pela autarquia focado no Doente.
Como síntese do encontro na sede da Cáritas Diocesana do Porto, fica a informação do interesse da Dra. Daniela Guimarães em inserir a Plataforma Saúde em Diálogo no seu acompanhamento a idosos, com a colaboração de diversos voluntários, no Projecto “Lado a Lado”. Ficou agendada nova reunião entre ambas as partes para Março, sendo que até à data será estudada a melhor forma da Plataforma criar uma ferramenta para auxiliar na promoção e educação para a saúde e estilos de vida saudável.
Da audiência na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, fica o registo da vontade da Secretária-Geral da Direcção, Dra. Maria de Lurdes Gandra em agendar uma Conferência relacionada com os doentes, no próprio espaço e instalações da Ordem dos Médicos no Porto, assim como a boa vontade para futuros estudos para a intervenção, regulação ou questões mais sensíveis como a medicação.
Relativamente à Conferência “Como controlar a Asma?”, que contou com a presença da Presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), D. Ana Maria Quintas, há que referir o elevado número de presentes ao longo da sessão, tendo o auditório registado uma moldura humana na casa das 170 pessoas. De salientar, ao longo dos dois dias de audiências, a presença constante da Presidente da APA que igualmente demonstrou vontade de colaborar na agilização de processos entre a Plataforma Saúde em Diálogo e as Associações e Entidades sediadas a norte do País, assim como com o Espaço Saúde em Diálogo do Norte aberto na delegação Norte da ANF.