Plataforma integra Rede de Prescrição Social e partilha a sua experiência no terreno
A Plataforma Saúde em Diálogo esteve presente no evento de lançamento da Rede de Prescrição Social, decorrido no passado dia 9 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, e que foi promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública. Neste evento foi também apresentado o primeiro manual de Prescrição Social no contexto nacional.
O evento público contou um programa composto por peritos e personalidades relevantes em áreas de interesse para a prescrição social, como a saúde, a cultura, a integração de cuidados e a sustentabilidade. No âmbito do painel “Prescrição Social em Portugal – experiências de implementação”, a Diretora Executiva Joana Viveiro e o Gestor de Projeto Ricardo Valente Santos partilharam a sua experiência no terreno com o projeto Saúde Mental 360º Algarve, um exemplo de aplicação da metodologia da prescrição social junto de comunidades idosas vulneráveis e que contribui para o seu bem-estar físico e mental.
O projeto Saúde Mental 360º Algarve decorre desde setembro de 2023 e tem final previsto para fevereiro de 2025 e conta com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo e também de alguns municípios algarvios (Faro, Loulé e Olhão) que, entretanto, se associaram à causa. A avaliação de impacto quantitativa e qualitativa do projeto está a ser realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Assente numa abordagem inovadora de proximidade, personalizada e integradora entre a área social e saúde, o projeto Saúde Mental 360º Algarve pretende colmatar a falta de respostas de saúde mental no algarve, através da disponibilização de atividades de capacitação e promoção do envelhecimento ativo e saudável, com foco na saúde mental, em particular na depressão, declínio cognitivo e prevenção do suicídio.