Plataforma esteve presente na reunião do Conselho Consultivo do PNS
Reunião Do Conselho Consultivo e de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde
No passado dia 10 de Abril realizou-se mais uma reunião do Conselho Consultivo e de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde.
Como membro deste Conselho, a Plataforma Saúde em Diálogo foi chamada a participar.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Director Geral de Saúde, Dr. Francisco George. O Director executivo do Plano, Dr. Rui Portugal apresentou o modelo conceptual do Plano que se pretende estender a 2020, tendo ficado a apresentação do “Perfil da Saúde” em Portugal, a cargo do Dr. Paulo Nogueira.
Muitos participantes tiveram oportunidade de apresentar oralmente os seus contributos.
O modelo conceptual para o Plano Nacional de Saúde até 2020 apresentado corresponde ao que são as orientações internacionais e europeias bem como aos compromissos assumidos pelo Governo Português. Nesta medida, mereceu a concordância, em termos gerais, dos presentes, tendo sido bastante apreciada a sistematização e metodologia seguidas na proposta que, neste momento, ainda não é pública.
De salientar os seguintes aspectos: “empoderamento” dos cidadãos; participação activa da sociedade através dos seus diversos actores, incluindo as associações de doentes e promotoras de saúde; redução das iniquidades e especial atenção às pessoas mais vulneráveis; integração e continuidade dos cuidados; importância da rede informal de cuidados; integração das políticas de saúde nas outras políticas e práticas sociais e económicas
A Plataforma saudou a preocupação em se ter presente e promover a boa articulação com outras políticas e sectores de actividade – ambiente, agricultura, educação e economia – mas alertou para a importância de não esquecer o sector da Justiça e da Promoção dos Direitos das Pessoas em situação de vulnerabilidade e incapacidade, tanto mais que, o perfil da saúde em Portugal revela uma grande incidência das doenças do foro mental bem com das doenças não transmissíveis nas quais se incluem patologias que se caracterizam por situações de incapacidade para tomar decisões livres e esclarecidas.
Por fim, ficou o convite para reunião da OMS Europa sobre Governação em Saúde, a acontecer a 30 de Abril em local ainda por definir.