Ordem dos Farmacêuticos e Plataforma Saúde em Diálogo Promovem Debate Sobre o Acesso à Inovação em Saúde

Realiza-se, no próximo dia 8 de maio, a partir das 14:30 horas, o 2º Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Com esta iniciativa, a OF e a Plataforma Saúde em Diálogo voltam a juntar à mesa representantes das associações de pessoas com doença, farmacêuticos e outros profissionais de saúde, para promoverem uma reflexão aberta sobre as atuais necessidades em saúde dos portugueses e as respostas do setor farmacêutico, desde as farmácias comunitárias aos hospitais, passando pelos laboratórios de análises clínicas ou pela investigação.

Com um enfoque na inovação em saúde enquanto desafio emergente para todos os sistemas de saúde e uma preocupação constante de todos aqueles que anseiam aceder a novas tecnologias de saúde que melhorem a sua qualidade de vida, serão abordados novos serviços e novas terapêuticas que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, mas também serão debatidas as implicações éticas, científicas, sociais, económicas e políticas da inovação.

O programa prevê duas apresentações sobre inovação em saúde, uma a cargo de Rui Medeiros, coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Centro de Investigação do IPO Porto, e outra por Paulo Gonçalves, presidente da RD-Portugal – União das Associações de Doenças Raras de Portugal. Participarão também na sessão várias associações de pessoas que vivem com doença que integram a Plataforma Saúde em Diálogo, entre elas a APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, a LPCDR – Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e a Associação Evita – Cancro Hereditário.

A Plataforma Saúde em Diálogo convida todas as suas associadas para se juntarem ao debate sobre inovação em saúde ao serviço do cidadão!