A Operação Luz Verde tem como objetivo garantir a dispensa, em farmácia comunitária ou no domicílio, de medicamentos habitualmente cedidos em contexto de ambulatório hospitalar. A iniciativa está operacional desde 23 de março.
A Operação Luz Verde é uma resposta multidisciplinar e totalmente centrada nos doentes crónicos e, como tal, apoiada pela Direção da Plataforma Saúde em Diálogo. Conta com o apoio das ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos e resulta do esforço concertado entre farmácias, hospitais, distribuidores farmacêuticos e associações de doentes, para evitar deslocações desnecessárias aos serviços de saúde e diminuir o risco de infeção dos doentes mais frágeis.
No primeiro mês, a Operação Luz Verde respondeu às necessidades de cerca de 9500 processos aprovados pelos hospitais e resultou na dispensa de medicamentos hospitalares em mais de 2.000 farmácias comunitárias do continente e ilhas. Envolveu 33 hospitais, espalhados de norte a sul, e são já dez as associações a despoletarem o processo de dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias ou ao domicílio aos seus associados, através do contacto direto com a Linha de Apoio ao Farmacêutico.
Mais informação: