Olhão recebeu sessão sobre boas práticas na utilização dos serviços de saúde

O Projeto Saúde Mental 360º Algarve dinamizou, em Olhão, no passado dia 24 de maio, mais uma Sessão Saúde em Dia, com o tema «Serviços de Urgência: Quando e como utilizar, para não sobrecarregar».

A sobrecarga dos serviços de urgência é um problema que tem vindo a ser debatido frequentemente e tem graves impactos tanto na qualidade de vida e bem-estar dos utentes – graças às longas horas de espera –, como na capacidade de resposta das unidades de saúde.

As sessões Saúde em Dia têm o objetivo de aumentar a literacia em saúde da população, promovendo a saúde e prevenindo a doença, assim como de capacitar a população idosa para navegar no sistema de saúde. Estas sessões, em particular, pretendem capacitar os utentes a utilizar devidamente os serviços de urgência, aumentando a sua qualidade de vida, enquanto ajuda o sistema de saúde a tornar-se mais sustentável e eficaz.

Rita Sequeira, enfermeira especialista no Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), a oradora convidada, alertou para a importância de uma utilização apropriada dos serviços de urgência dos hospitais. Apresentou alternativas seguras, através de exemplos práticos aos cerca de 40 participantes, auxiliando-os na decisão mais acertada a tomar em cada situação específica.

O projeto e todas as suas atividades têm o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo e dos Municípios de Faro, Loulé e Olhão.

A próxima sessão realizar-se-á em setembro, em data a anunciar.