A Linha de Apoio ao Farmacêutico foi criada para apoiar os farmacêuticos durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma linha de apoio telefónico que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, esclarecendo as dúvidas dos colegas da farmácia comunitária, hospitalar e análises clínicas. Arrancou a 16 de março, numa iniciativa da Ordem dos Farmacêuticos, que contou com o apoio das associações setoriais.
No primeiro mês de trabalho, a LAF recebeu mais de 4750 chamadas. Seis em cada dez chamadas dão resposta a questões relacionadas com a dispensa de medicamentos hospitalares.
O papel da LAF é de articulação entre hospitais, farmácias, distribuidores, associações de doentes e a linha pública 1400. «A grande mais-valia é a capacidade que esta linha tem de potenciar soluções coordenadas entre os vários intervenientes que, acima de tudo, respondem a necessidades concretas das pessoas», explica Maria Inês Conceição, responsável da LAF pelo suporte à Operação Luz Verde. Veja o vídeo onde a farmacêutica explica o trabalho da LAF e o processo que envolve as associações de doentes.