
O Impacto da Austeridade nos Doentes e Profissionais de Saúde
ÁLVARO BELEZA, SECRETÁRIO NACIONAL PARA A SAÚDE DO PARTIDO SOCIALISTA ORGANIZA REUNIÃO DE TRABALHO
No passado dia 21 de Janeiro, na Sede Nacional do Partido Socialista, no âmbito da estratégia de abertura do Partido Socialista ao exterior protagonizada pelo Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP) e pela Convenção “Novo Rumo para Portugal”, o Dr. Álvaro Beleza liderou reunião sobre o impacto da austeridade nos doentes e profissionais de saúde.
Esta reunião contou com a participação activa de diversas associações de doentes, organizações e ordens profissionais.
A Plataforma esteve presente e teve oportunidade de dar a conhecer a Declaração de Lisboa realçando os seguintes tópicos: Estatuto do Doente Crónico; Estatuto do Cuidador Informal; Reconhecimento da Plataforma como parceira indispensável na criação e implementação das políticas de saúde ou com implicações na saúde; importância da literacia em saúde, da formação de profissionais e cuidadores e do encaminhamento sistemático para as associações que verdadeiramente conhecem as necessidades das pessoas e estão em condições de informar e de prestar apoio específico.
Foi entregue um exemplar da Declaração de Lisboa que despertou o interesse dos organizadores.No final, a Deputada Luísa Salgueiro, ao resumir os diversos contributos dos participantes na reunião referiu estar a preparar proposta legislativa sobre o Estatuto do Doente Crónico.
A Plataforma congratula-se com esta iniciativa e persistirá no seu trabalho de intervenção junto dos decisores políticos para concretizar as suas prioridades.