Inovação e cuidados de saúde em discussão

O encontro anual GSK/ViiV Healthcare para Associações de Doentes, realizado a 3 de dezembro, centrou-se no acesso à inovação. A iniciativa decorreu pelo segundo ano consecutivo em modo virtual.

A presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Rosário Zincke dos Reis, participou com o tema “Portugal no pós-pandemia: Equidade no Acesso à Inovação e aos Cuidados de Saúde”. Em entrevista sobre o tema ao Diário de Notícias, a presidente da Plataforma mostrou preocupação com a saúde mental: “Entre todos os problemas que a pandemia agravou, atrevo-me a dizer que a saúde mental, já de si muito vulnerável, tem vindo a agravar-se, e muito, nestes momentos conturbados em que as pessoas saem das rotinas e têm de se dedicar a múltiplas tarefas, nomeadamente à tarefa de cuidar de quem lhe está mais próximo”.

Outros oradores foram Cristina Vaz de Almeida, diretora da Pós-Graduação em Literacia em Saúde do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), que falou das “Competências de Comunicação dos Representantes das Associações de Doentes: Fatores Críticos de Sucesso no Contributo à Avaliação das Tecnologias de Saúde”; Guilherme Victorino, diretor da Nova Innovation & Analytics Lab, com a apresentação “Mais dados, Melhor Acesso: o papel das Associações de Doentes na Transformação Digital do Setor da Saúde”, e Margarida Oliveira, da Direção de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, I.P. e responsável do Projeto Incluir, com a intervenção ”Acesso ao Medicamento em Portugal: As Associações de Doentes como parceiro estratégico do Infarmed”.

Leia a entrevista completa ao Diário de Notícias aqui.