Idosos mais felizes em Faro

 

 

Cândida Ramos tem 77 anos, está reformada há 15. Não gosta de estar parada. Toma conta da sua vida e ajuda quem precisa. Já fez voluntariado, tirou o curso de geriatria, frequentou a Universidade Sénior. Agora participa nas actividades do projecto “Histórias Contadas, Sorrisos Partilhados”, em Faro, numa parceria que envolve várias entidades, entre as quais a Plataforma Saúde em Diálogo. Chega a ir três vezes por semana. Gosta especialmente dos trabalhos manuais, onde pode «transformar as coisas», e das sessões de saúde e bem-estar. Gosta do convívio. «Este projecto é de louvar. As voluntárias são muito atenciosas e amigas das pessoas e todos os que lá andam gostam muito. A mim preenche-me, tenho ocupação para sair de casa», resume. Já levou duas amigas, uma delas, viúva há seis meses, estava «fechada em casa com o desgosto. É preciso tirar as pessoas de casa, há por aí muito velho abandonado».

 

A enfermeira Cesaltina Anes é uma das sete voluntárias do projecto. Dinamiza as sessões de relaxamento e bem-estar. Na sua opinião, este projecto ajuda a tirar os idosos do isolamento e a valorizarem-se como pessoas. «Há actividades quase todos os dias. Trazem novas aprendizagens e favorecem o convívio regular com outras pessoas. Isto faz os idosos sentirem-se importantes na sociedade. Ajuda-os a olharem para o mundo de forma mais saudável», explica. Esta é a primeira vez que Cesaltina está a fazer voluntariado. «Não digo que mudou a minha vida, mas tornou-a muito mais prazerosa. No sentido de dar ao outro genuinamente e sentir que faço a diferença na vida de algumas destas pessoas».

 

Os voluntários que apoiam o projecto “Histórias Contadas, Sorrisos Partilhados” desenvolvem actividades diversas, que promovem o envelhecimento activo através da estimulação cognitiva e da promoção da saúde e estilos de vida saudáveis. Há sessões de leitura de contos ou poemas; oficinas de escrita criativa; sessões de computador e Internet. Há cinema, artes têxteis e trabalhos manuais, aulas de yoga, sessões de relaxamento e bem-estar e partilha de receitas saudáveis, que inclui um showcooking trimestral.

 

As actividades são desenvolvidas no Espaço Saúde em Diálogo de Faro (ESDF) e na Biblioteca Municipal, numa organização conjunta e com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Universidade do Algarve.