Conferência da Primavera: “Vidas diferentes, Direitos iguais”

No passado dia 23 de Abril realizou-se no Auditório Fundação Montepio, a Conferência da Primavera da Plataforma Saúde em Diálogo.

Sob o tema “Vidas Diferentes, Direitos Iguais”, a conferência contribuiu significativamente para os objectivos que a Plataforma definiu na sua Declaração de Lisboa.

Com conteúdos ricos e diversificados, apresentados e discutidos por oradores experientes e com larga reflexão e trabalho feito nas temáticas apresentadas, foi possível sedimentar ideias e planear um futuro cada vez mais interventivo junto do poder político e dos cidadãos.

Combater iniquidades nos cuidados de saúde, apostar forte na prevenção, reconhecer o papel das associações na criação, implementação e monitorização das políticas sociais e de saúde, a par do reconhecimento da importância do cuidador familiar, terão sido as quatro ideias chave da conferência.

Como prova inequívoca do respeito e confiança que os decisores políticos depositam no trabalho desenvolvido pela Plataforma, marcaram presença activa os Deputados à Assembleia da Republica Ricardo Baptista Leite, Paula Santos, Helena Pinto, Luísa Salgueiro e Teresa Caeiro, a Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, a Deputada Maria Antónia Almeida Santos e ainda o Director do Plano Nacional para a Saúde Mental, Álvaro de Carvalho.

A Plataforma está a planear as suas próximas acções sempre numa estratégia de aproximação responsável ao poder político e de envolvimento sério e participado das suas associadas, como aconteceu na Conferência “Vidas Diferentes, Direitos Iguais”, por forma a fazer ouvir a voz dos doentes e utentes de saúde.

Conclusões da Conferência