Aprovada nova versão do projeto Espaço Saúde 360º Algarve com destaque para a promoção da saúde mental
O projeto Espaço Saúde 360º Algarve decorreu entre 2020 e 2023 na região algarvia, tendo sido apoiado pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESCAlgarve) e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia.
Este projeto contou com o apoio de uma larga rede de parceiros estabelecida nos concelhos de Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Albufeira e Castro Marim assim como com o trabalho de 8 prestadores de serviços, tendo impactado mais de 780 participantes.
As 1800 atividades realizadas incluíram workshops de nutrição, atividade física e yoga, sessões de estimulação cognitiva, sessões informativas sobre promoção da saúde e prevenção da doença, encontros com associações de doentes, navegação no sistema de saúde, atendimentos psicossociais e o serviço de revisão de medicação em parceria com algumas farmácias. Terminado o projeto, os resultados evidenciaram um incremento na qualidade de vida de todos os participantes, indicando que uma maior permanência no projeto leva a um maior incremento nas várias dimensões de qualidade de vida (física, psicológica, social e ambiental).
No seguimento da candidatura ao Programa Regional do Algarve e do Portugal 2030, aprovada em dezembro de 2024, a Plataforma Saúde em Diálogo recupera agora o projeto Espaço Saúde 360º Algarve, continuando o seu trabalho junto da comunidade idosa algarvia vulnerável e expandindo as atividades para novos concelhos como Vila do Bispo, Alcoutim e Portimão.
O Espaço Saúde 360º Algarve versão 2.0, a iniciar no mês de março, visa dar continuidade à resolução de um problema social com elevada prevalência nacional e regional, a iliteracia em saúde, junto da população idosa vulnerável propondo uma inovação incremental – a inclusão de uma intervenção ao nível da promoção da saúde mental desta comunidade.
O objetivo será impactar pelo menos 500 utentes ao nível da literacia em saúde (incremento de 10% na escala de literacia em saúde) e da sua qualidade de vida (incremento de 10% em pelo menos uma das dimensões).
O projeto ESPAÇO SAÚDE 360º ALGARVE 2.0 é apoiado pelo Programa Regional do Algarve, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.