A importância do sono na saúde mental foi tema de debate em Alte

O sono é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar pois influencia, entre outros, a regulação do humor e o metabolismo. O sono está intrinsecamente ligado à saúde mental, na medida em que o sono inadequado e insuficiente pode aumentar o risco de problemas emocionais e psicológicos.

De forma a alertar para a importância de um sono de qualidade e para os seus impactos na saúde mental individual, a equipa do Projeto Saúde Mental 360º Algarve dinamizou, no passado dia 12 de dezembro, na Aldeia dos Saberes e dos Afetos, em Alte, a última sessão “Saúde em Dia” de 2024, dedicada ao tema “A importância do Sono na Saúde Mental!”.

A sessão foi conduzida por Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do Projeto, e contou com mais de 30 participantes. Durante a sessão, muito participada, foram dadas ferramentas para melhorar a higiene do sono e, por consequência, promover um maior bem-estar, físico e mental.

As sessões ‘’Saúde em Dia’’ têm o objetivo de esclarecer a população algarvia sobre temas relacionados com a promoção da saúde e a prevenção e gestão da doença. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

O Projeto Saúde Mental 360º Algarve é apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos Municípios de Faro, Loulé e Olhão.