Plataforma Saúde em Diálogo volta a marcar presença na Flu Summit
À semelhança do ano anterior, a Plataforma Saúde em Diálogo voltou a marcar presença na Flu Summit, iniciativa organizada pela Sanofi, e com o Expresso como media partner, que decorreu no dia 12 de fevereiro.
A edição deste ano que teve como mote ‘’Proteção para além da gripe’’ contou com a presença de várias individualidades, desde Ricardo Costa, do Grupo Impresa; Helena Freitas, diretora geral da Sanofi; Ana Povo, secretária de Estado da Saúde; Francisco George, presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública; e André Peralta, sub-diretor-geral da DGS, para além de vários profissionais de saúde e representantes de várias organizações de saúde.
No evento, foram partilhados os resultados da última vaga do Vacinómetro®, que revelaram que 85,1% dos portugueses com 85 ou mais anos de idade já terão sido vacinados e que foram ainda vacinados 73,6% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade, um valor ligeiramente abaixo do apresentado o ano passado (77,7%), indicando que este ano Portugal não terá ainda atingido para este grupo etário a meta de 75% proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Jaime Melancia fez parte do painel de discussão e salientou que continua a ser necessário reforçar o acesso à vacinação, destacando, por exemplo a importância que as farmácias comunitárias desempenham no aumento da cobertura vacinal e a implementação de unidades móveis de vacinação para irem ao encontro de comunidades mais isoladas e envelhecidas. Lembrou ainda que os médicos, enfermeiros e farmacêuticos têm de dar o exemplo e vacinar-se publicamente, reforçando a confiança na vacina, e comunicar de forma acessível e objetiva as vantagens da vacinação junto dos seus utentes.
Jaime Melancia reforçou que seria importante que a vacina da gripe de dose reforçada, administrada atualmente a pessoas com 85 ou mais anos nos centros de saúde, pudesse ser também administrada nas farmácias, sendo que os utentes com 80 ou mais anos também já deveriam beneficiar desta vacina de dose reforçada na sua farmácia de proximidade.
O Presidente da Plataforma relembrou que os doentes crónicos, independentemente da sua idade, também deveriam beneficiar da vacinação sazonal na farmácia, um local acessível e conveniente.
No evento, a diretora regional de saúde da Madeira revelou que naquela região autónoma está já a ser alargada a vacinação de alta dose para 75 ou mais anos, apesar de em Portugal continental a mesma vacina ser apenas utilizada em pessoas com 85 ou mais anos.