3ª edição do Fórum “Saber Mais, Apoiar Melhor” dedicada à participação das associações nas políticas locais de saúde
O Fórum “Saber Mais, Apoiar Melhor”, uma iniciativa organizada pela Plataforma Saúde em Diálogo com o apoio da Novartis, teve a sua terceira edição no passado dia 31 de outubro.
Desta vez o tema escolhido foi: “Saúde na Comunidade: Uma Oportunidade na Mão de Todos!”, com o objetivo de fomentar uma sessão de reflexão sobre a importância do contributo das associações de pessoas que vivem com doença e utentes de saúde para acelerar o impacto das iniciativas locais de saúde na comunidade.
A sessão foi destinada às associações de pessoas que vivem com doença/ utentes de saúde, e contou com a participação de mais de vinte associações e de representantes da academia, profissionais de saúde, entidades oficiais e de várias autarquias, criando um profícuo diálogo entre os todos os diferentes agentes da saúde.
A atuação de todos os atores da sociedade na criação de comunidades mais saudáveis é fulcral para a criação de comunidades mais saudáveis, a partir de soluções colaborativas e sustentáveis.
Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA), foi a keynote speaker desta edição, com a apresentação de uma abordagem integradora entre a participação cívica e as evidências científicas para criação de comunidades saudáveis.
A mesa-redonda, moderada pela jornalista Ana Peneda Moreira, contou com as intervenções de oradores de diversas áreas: Teresa Bacelar (Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras), Rui Baptista (Diretor do Serviço de Cardiologia da ULS Entre Douro e Vouga), Manuel Pizarro (Ex-Ministro da Saúde) e Miguel Padeiro (Professor na Universidade de Coimbra). Esta diversidade potenciou uma visão multidisciplinar sobre a saúde comunitária, com partilha de experiências positivas de integração entre saúde e políticas públicas locais.
No momento de debate, os participantes da sessão partilharam ainda exemplos de ideias concretas que podem fomentar a criação ou implementação de políticas de saúde locais e cujo sucesso pode ser influenciado pelo envolvimento direto das associações de pessoas que vivem com doença e utentes de saúde.