3 meses de Projeto “Saúde Mental 360º Algarve”

3 meses de Projeto “Saúde Mental 360º Algarve”

O projeto ‘’Saúde Mental 360º Algarve’’, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, teve início em setembro de 2023 e já está a causar impacto na comunidade algarvia.

Este projeto visa promover a saúde mental da comunidade idosa algarvia mais vulnerável, através de atividades de capacitação e de promoção do envelhecimento ativo, com foco na saúde mental dos intervenientes, através de um programa de prevenção e intervenção precoce em saúde mental nos idosos, com incidência na depressão, declínio cognitivo e prevenção do suicídio.

O principal objetivo deste projeto é colmatar a ausência de respostas na área da saúde mental na região do algarve e assegurar que os idosos mais vulneráveis têm o apoio de que necessitam. No final da intervenção fica o compromisso de aumentar em, pelo menos, 10% a qualidade de vida e bem-estar mental de cada participante.

Os números deste primeiro trimestre são animadores: 123 utentes impactados, 75 atividades realizadas, 130 atendimentos psicossociais, tendo sido realizadas 5 sessões de Saúde Mental em Dia realizadas. Durante estes três meses de intervenção no terreno foram estabelecidas 7 parcerias estabelecidas em 3 concelhos algarvios (Faro, Loulé e Olhão). – dados atualizados ao dia 27/11

O apoio dos parceiros locais e a adesão dos participantes às atividades tem sido fundamental para o sucesso do projeto.