Webinar debate comunicação durante a pandemia

Webinar debate comunicação durante a pandemia

Webinar debate comunicação durante a pandemia

A importância da comunicação durante a pandemia de COVID-19 e os efeitos da mesma no setor da saúde foi o tema de um webinar organizado pela Plataforma Saúde em Diálogo, em parceria com o Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE). Na sessão que teve lugar a 9 de julho, debateu-se a problemática da desinformação em contexto pandémico e as melhores formas de comunicar na área da saúde, tendo em conta o momento atual. Alguns dos episódios comunicativos mais marcantes durante a pandemia de COVID-19, relacionados com os temas das máscaras ou da vacinação, serviram de ponto de partida ao debate.

Os participantes foram unânimes em considerar que, ao longo do último ano e meio, a comunicação sobre a pandemia não ajudou a informar corretamente as pessoas. Por vezes houve informação a mais, outras houve desinformação que criou confusão e houve muita comunicação não moderada, nas redes sociais. A presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke, referiu que «a informação contraditória gera insegurança e descrença».

Estiveram presentes Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL); o Vice-Almirante Gouveia e Melo, coordenador da task-force para a vacinação (COVID-19); Cristina Sampaio, professora associada de Farmacologia Clínica na FMUL; Ricardo Costa, diretor-geral de Informação do Grupo Impresa; Maria do Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo; Ana Delicado, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS); Roberto Roncon, Intensivista & Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); e Eduardo Nogueira Pinto, Partner da PLMJ. A abertura do webinar foi realizada por António Vaz Carneiro, presidente do Conselho Científico do ISBE, e o encerramento pela presidente da Plataforma Saúde em Diálogo. A moderação ficou a cargo de Ana Peneda Moreira, jornalista da SIC; Joaquim Ferreira, professor de Farmacologia Clínica na FMUL; e Joana Sousa, diretora de comunicação na FMUL.