Sessões «Serviços de Urgência: Quando e como utilizar, para não sobrecarregar»
Foram realizadas, desde o início do ano, duas sessões «Serviços de Urgência: Quando e como utilizar, para não sobrecarregar», no âmbito do Projeto Saúde Mental 360º Algarve. Estas sessões, enquadradas nas atividades Saúde em Dia, são gratuitas e abertas a toda a população e têm o objetivo de aumentar a literacia na saúde (promoção da saúde e prevenção da doença) e de capacitar a população idosa para navegar no sistema de saúde e tomar decisões de saúde enquadradas e informadas.
Rita Sequeira, enfermeira especialista no Centro Hospital Universitário do Algarve (CHUA), conduziu ambas as sessões, alertando para a importância de reduzir a utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência dos hospitais. Foram também apresentadas alternativas seguras, assim como realizados vários exemplos práticos para que os participantes pudessem perceber a decisão mais adaptada a cada circunstância.
A sobrecarga dos serviços de urgência, tão debatida nos últimos meses, traduz-se em longas horas de espera dos utentes e impactam a capacidade de resposta das unidades de saúde. Estas sessões pretendem ensinar os utentes a utilizar devidamente os serviços de urgência e, por consequência, melhorar a sua qualidade de vida e a sustentabilidade do sistema de saúde.
Estas duas sessões, realizadas graças ao apoio da Fundação Belmiro de Azevedo e dos Municípios de Faro e de Olhão ao Projeto Saúde Mental 360º Algarve, reuniram, no total, cerca de 100 participantes.
A próxima será realizada no dia 12 de abril, às 15h no Auditório do CHUA (Faro).