Sessão de “Saúde em Dia” promovida em Quarteira

Sessão de “Saúde em Dia” promovida em Quarteira

Realizou-se no passado 30 de setembro uma Sessão “Saúde em dia” intitulada: “Prevenção de Quedas no Idoso”, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve em parceria com a Junta de freguesia de Quarteira e com o Centro hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

A iniciativa contou com a presença de André Santos, Médico Especialista em Medicina Física e Reabilitação, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), preletor da sessão.

A sessão abordou, junto da comunidade, formas e mecanismos de prevenir quedas graves e incapacitantes. Foram explorados fatores intrínsecos e extrínsecos desta problemática, bem como dicas e formas de implementar hábitos preventivos.

Tendo em conta que as quedas no idoso é o acidente doméstico mais frequente e a principal causa de morte acidental na população com idade superior a 65 anos em Portugal, sendo responsável por inúmeros episódios de urgência e internamento esta sessão demonstrou, mais uma vez, ser uma oportunidade de partilha de informação e promoção da literacia em saúde em prol de uma comunidade mais informada e esclarecida.

O evento decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Quarteira e contou com a participação de 48 pessoas, entre utentes do projeto, técnicos de saúde e da área social e elementos da comunidade.