Sessão de Discussão sobre a Área do Cidadão do Portal do SNS
Os SPMS dinamizaram no passado dia 31 de janeiro uma sessão de trabalho cujo o mote foi: Qual a melhor organização do menu da área do cidadão do portal do SNS?
A sessão de dia completo contou com cerca de 20 participantes (cidadãos, profissionais e instituições de Saúde) os quais discutiram como organizar e apresentar as funcionalidades do portal de forma a garantir que o mesmo é acessível a intuitivo para a maior parte dos cidadãos.
Durante o dia, uma das grandes preocupações do grupo foi perceber os diferentes tipos de utilizadores do portal (pais de menores, cuidadores informais, profissionais de saúde, pessoas com nível de literacia tecnológica variados, idosos, doentes crónicos, pessoas com incapacidade, entre tantos outros) e o modo como precisam de interagir com as diferentes funcionalidades do site. Outra preocupação presente foi a de assegurar que era um portal de fácil acesso, como menus mais directos para as principais acções que os cidadãos necessitam de ali elaborar. A terceira grande preocupação do dia esteve relacionada com assegurar que a clareza de informação estava presente no portal mas sem anular a proximidade e humanização que a área da saúde a todos nós exige.
No final do dia, os participantes acordaram que o menu deveria ter quatro grande áreas provisoriamente denominadas de:
– Eu
– A Minha Saúde
– Preciso de…
– Saiba Mais….
A Plataforma Saúde em Diálogo esteve presente ao longo de todo o dia procurando contribuir com as perceptivas e experiências dos seus associados.
Os resultados desta sessão serão a base de trabalho da equipa que nos próximos meses irá promover as alterações no Portal. Sobre esta base, os SPMS irão ainda trabalhar, procurando acomodar na mesma as sugestões avulsas que os utilizadores do portal têm enviado.
Esta área do SNS é usada por mais de 2 milhões de Portugueses e disponibiliza funcionalidades tais como:
– Marcação consulta no Médico de Família;
– Consulta das Guias de Tratamento no âmbito da Receita Sem Papel (RSP);
– Pedidos de Isenção da Taxa Moderadora;
– Renovação da prescrição da Medicação Crónica;
– Consulta do Testamento Vital;
– Partilha de informação com o seu Médico de Família, etc.