“Segurança – Uma Prioridade de Todos”

A Plataforma Saúde em Diálogo e o Município de Faro realizaram uma conferência sobre Segurança sob o título –  “SEGURANÇA – UMA PRIORIDADE DE TODOS”, no passado dia 25 de Junho na Biblioteca Municipal de Faro com a presença de um público diversificado, de várias faixas etárias.

A sessão de abertura contou com a participação da Vereadora Teresa Correia, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Faro e da Presidente da Direcção da Plataforma, Maria do Rosário Zincke dos Reis. Nesta sessão foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Plataforma, a Declaração de Lisboa e o Espaço Saúde em Diálogo.

A Farmacêutica Isabel Caniné falou de Segurança no uso do medicamento, partilhando informação muito útil e prática sobre este tema de grande importância para todos. Realçou a disponibilidade das farmácias para apoiarem os doentes no uso seguro dos medicamentos e produtos de saúde.

Ao Chefe Artur Silva da PSP coube apresentar o projecto “Escola Segura” em Faro, realçando o grande trabalho pedagógico e de prevenção que estes agentes de autoridade desenvolvem junto de crianças  e jovens. Ficou patente o seu entu1siasmo, dinamismo e bom relacionamento com as escolas e com a comunidade local.

A Presidente da APSI – Associação para a Segurança Infantil, Sandra Nascimento, fez uma apresentação muito rica em situações práticas. Focou os principais riscos (água, acidentes de viação, parques infantis, por exemplo) para a Segurança Infantil, as medidas que podem ser tomadas e realçou o sucesso das campanhas e do trabalho de sensibilização que esta associação tem desenvolvido ao longo dos anos nos mais diversos pontos do país e que se tem traduzido na redução muito considerável dos acidentes com crianças.

Por fim, Paula Paiva do Gabinete de Apoio ao Idoso da Câmara de Faro, apresentou o trabalho de grande relevo desenvolvido por este Gabinete, referindo situações demonstrativas da grande vulnerabilidade e da necessidade de encontrar respostas efectivas que permitam assegurar a qualidade de vida e respeitar os direitos dos mais velhos. Ficou aqui dado o mote para a próxima conferência a realizar pela Plataforma e pelo Município de Faro, provavelmente em Outubro próximo.