‘’Saúde Mental 360º Algarve’’ é o novo projeto da Plataforma dedicado à promoção da saúde mental
No passado mês de agosto a Plataforma Saúde em Diálogo recebeu a boa notícia de que o projeto ‘’Saúde Mental 360º Algarve’’ tinha sido um dos escolhidos para financiamento pela Fundação Belmiro de Azevedo.
O projeto visa promover a saúde mental da comunidade idosa algarvia mais vulnerável, através de atividades de capacitação e de promoção do envelhecimento ativo, com foco na saúde mental dos intervenientes, através de um programa de prevenção e intervenção precoce em saúde mental nos idosos, com incidência na depressão, declínio cognitivo e prevenção do suicídio.
O objetivo é colmatar a ausência de respostas na área da saúde mental na região do algarve e assegurar que os idosos mais vulneráveis têm o apoio de que necessitam.
Ao mesmo tempo, promove-se a autonomia, a inclusão social e combate-se o estigma associado à doença mental e à idade.
O projeto, que decorre até fevereiro de 2025 nos concelhos de Faro, Loulé e Olhão, pretende impactar mais de 200 idosos, gerando um incremento positivo (10%) na qualidade de vida e bem-estar mental de cada participante.
À semelhança dos projetos anteriores, a iniciativa está assente numa rede alargada de parceiros locais: poder local, IPSS, unidades de saúde, academia, que irão permitir a sua implementação, contribuindo para o sucesso da iniciativa.