Plataforma integra Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde

A humanização dos cuidados de saúde é um desígnio do SNS e visa organizar as respostas em saúde em função das pessoas, ou seja, tem como preocupação a centralidade da pessoa como vertente determinante na organização e funcionamento do SNS. Para isso é fundamental que este seja um processo transversal às mudanças operadas na organização e ao funcionamento dos serviços de saúde.

Foi este o mote que levou a Direção Executiva do SNS a criar, através da Deliberação nº DE-SNS 009/2024, a Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde no SNS.

Entre as principais atribuições desta Comissão o destaque vai para a promoção de uma reflexão sobre os ganhos de qualidade e eficiência que advêm de uma prestação de cuidados de saúde centrados na pessoa e no respetivo percurso ao longo do SNS, bem como para uma reflexão sobre a centralidade dos profissionais de saúde nos processos de mudança conducentes a uma cultura organizacional centrada em práticas clínicas e relações interpessoais e interprofissionais humanizadas. Pretendem-se ainda identificar boas práticas de humanização de cuidados de saúde em curso no País e promover ações de formação no âmbito da humanização. Periodicamente os progressos registados no âmbito do processo de humanização serão avaliados.

A Comissão é constituída por várias personalidades relacionadas com o ensino da medicina, por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, e ainda pela própria Plataforma Saúde em Diálogo, representada aqui por Ana Sampaio, enquanto entidade representante de pessoas que vivem com doença crónica e utentes de saúde.