Organizações de doentes e cientistas debatem colaboração
Reflectir sobre o envolvimento das pessoas com doença na investigação científica foi o objetivo do fórum online ‘’Novos parceiros, melhores resultados | Investigação colaborativa, investigação de excelência’’, que decorreu a 23 de junho.
Através de exemplos trazidos por vários convidados nacionais e internacionais que integraram as duas sessões deste fórum, procurou-se perceber como é que as parcerias entre pessoas com doença e cientistas poderão ser efetivamente otimizadas, em prol de uma investigação científica com maior impacto, que beneficie as pessoas com doença, reais beneficiárias de todo o processo.
Durante a sessão foi também discutido um potencial modelo para uma maior participação das pessoas com doença na investigação científica na Europa, com a presença de participantes da Alemanha, Portugal e Eslovénia, países que atualmente compõem a Presidência Tripartida do Conselho da União Europeia. O Professor Doutor Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve também presente na sessão.
Este foi o primeiro fórum de uma série de eventos na área da investigação biomédica e estão previstas novas edições, com a participação de investigadores, indústria farmacêutica e profissionais de saúde. O evento resulta da parceria entre organizações e redes de pessoas com doença e instituições académicas/de investigação, entre as quais a Plataforma Saúde em Diálogo, European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI), EVITA Cancro, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, Escola Nacional de Saúde Pública e Fundação Champalimaud.
Leia a entrevista à NewsFarma aqui!