Inauguração Espaço Saúde em Diálogo

 

A Plataforma Saúde em Diálogo tem um novo espaço em Lisboa, disponível para os associados. O Espaço Saúde em Diálogo Lisboa pode ser usado para acções de formação e sensibilização e actividades de capacitação das associadas. Pode ainda ser utilizado como espaço de co-working e atendimento para os utentes das associações que integram a Plataforma.

A partir de Janeiro, vai incluir um serviço de alojamento para os utentes das associadas deslocados por motivos médicos, como consultas, tratamentos, exames. Localizado no centro de Lisboa, na Av. Almirante Reis 74F, 3º, tem bons acessos a transportes públicos. O ESD tem capacidade para alojar cinco pessoas, facultando também cozinha e sala de estar.

Os Espaços Saúde em Diálogo têm como objectivo reforçar a coesão e o trabalho em equipa entre as associadas da Plataforma Saúde em Diálogo e entre estas e os utentes. Os outros Espaços Saúde em Diálogo situam-se em Faro, desde 2009, e no Porto, desde 2015.

A inauguração do Espaço Saúde em Diálogo Lisboa, a 7 de Dezembro, contou com a presença de muitos associados da Plataforma Saúde em Diálogo, entre outros parceiros.

Leia aqui os testemunhos:

thumbnail (5) (1)

«Faz todo o sentido haver projectos que complementem os esforços que temos vindo a fazer a nível do funcionamento, acolhimento e apoio dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Existe uma carência muito grande de espaços de acolhimento de doentes em Lisboa e sentimos necessidades no caso de grupos específicos, como crianças com doença crónica complexa e pessoas idosas. É muito importante contar com espaços que acolhem as pessoas nestas fases da vida tão sensíveis. Estão de parabéns!».

Nicole Chaves, Técnica superior na Divisão de Literacia, Saúde e  Bem-Estar da Direcção Geral da Saúde

thumbnail (7)

«A SPMS contratula-se com esta iniciativa, pois Lisboa tem cada vez menos capacidade para acolher os doentes que vêm fazer tratamentos e as suas famílias. Não há muita oferta e os preços são cada vez mais caros. Com este espaço, a Plataforma Saúde em Diálogo não só apoia as suas associadas nas iniciativas diárias, como apoia e dá conforto a estes doentes e famílias que tanto precisam. É de dar os parabéns e congratular a ANF – Associação Nacional das Farmácias por ceder a sua primeira sede para este fim».

Cristiano Marques, Coordenador da Unidade da Plataformas de Integração de Cuidados e Serviços ao Cidadão da SPMS –Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

thumbnail (2) (1)

«Este espaço é excelente, está bem localizado, tem ótimos acessos e permite aos associados não só terem um espaço para trabalharem em conjunto ou desenvolverem as suas actividades, em especial aqueles que não têm instalações em Lisboa, como também oferece a componente de alojamento, que falta muito na cidade. É muito importante disponibilizar alojamento a preços acessíveis a quem tem de se deslocar por motivos de saúde e não existem muitos espaços como este. É uma ótima iniciativa para os associados. O único problema que vão ter de gerir vai ser o excesso de procura!».

Joana Chedas, Responsável pelo Departamento de Planeamento e Contratualização, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

thumbnail (3) (1)

«Este espaço próprio em Lisboa reforça a autonomia das actividades e missão da Plataforma Saúde em Diálogo e a sua sustentabilidade futura. A disponibilização deste espaço para reuniões e actividades de formação é sobretudo relevante para as associadas que não têm sede em Lisboa. Já o alojamento é um apoio mais amplo e muito interessante para organizações como a APSA, de âmbito nacional e com associados de todo o país. É uma solução de alojamento única e uma resposta digna, com todas as condições».

António Hilário David, Director executivo da APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

thumbnail (4) (1)

«Este espaço é importante quando temos de nos reunir com a Plataforma Saúde em Diálogo ou com outras associações e mais ainda para as associadas de fora de Lisboa. A vertente do alojamento é muito útil para nós, pois a maioria das respostas para lidar com esta patologia localiza-se nos grandes centros, obrigando os doentes a deslocarem-se. É uma excelente ideia ter um espaço onde possam pernoitar. Este espaço, no centro de Lisboa, perto do metro e agradabilissimo vai, de certeza, ter muita utilização».

Jaime Melancia, Presidente da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase